Livro de Jonas - Capítulo 4 - O egoísmo de querermos a salvação para nós somente

Texto base: Jonas 4.1-11

Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. Jonas 4.1”.

Jonas se irou porque aquelas pessoas se converteram e Deus decidiu não destruir mais a cidade. (O egoísmo em ter a salvação somente para si e os israelitas, pois Jonas assim como muitos naquele tempo – e ainda hoje – acham que a salvação não pode ser para todos).
Jonas reclamou que o Senhor é um Deus bondoso (verso 2),  e pediu para morrer, Jonas preferiu morrer do que ver aquela cidade salva.
O profeta se sentou fora da cidade para observar, esperando que a mesma fosse destruída, ele queria ver aquelas pessoas morrerem. Deus, então, lhe dá abrigo e sombra o que faz se alegrar, e quando ele perde isso – Jonas 4.6-8 – ele deseja novamente a morte. Deus questiona Jonas (verso 9), o que muitas vezes acontece conosco, quantas vezes somos egoístas achando que alguém não merece o que conquistou? Quantas vezes achamos que tal pessoa não merece aquilo que ganhou, por que ela não é “crente”? Todos estão afastados de Deis por causa do pecado – Romanos 3.23 – mas, todos têm direito a salvação – Lucas 19.10.
Jonas não aceitava que os gentios – os não judeus – se salvassem, porém, esqueceu que os israelitas negaram a Deus.
Disse, pois, o Senhor: Tens compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que numa noite nasceu, e numa noite pereceu. E não hei de Eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado? – Jonas 4.10-11”.

Quantas vezes temos compaixão de coisas fúteis, e para com pessoas que precisam ouvir da salvação, nós viramos às costas?  Foi isso que Jonas fez, ele queria que a cidade morresse. Cento e vinte mil almas deveria perecer na visão do profeta, sem ter direito a salvação. Deus chama a atenção dele, “preferes que cento e vinte mil pessoas que não sabem o que é mau ou bom morram, mas a aboboreira não podia morrer?”. Quem tem alma, uma pessoa ou uma planta? Quantas vezes nós agimos assim, preferindo objetos e coisas sem alma a pessoas que precisam de salvação? Não podemos ser como Jonas, devemos nos arrepender dessas atitudes e pregar a salvação a todos, pois, todo ser humano precisa e tem direito de se salvar, a única coisa que falta é alguém para pregar.

Comentários

Postagens mais visitadas