Livro de Jonas - Capítulo 3 - Quando há arrependimento dos homens



Texto base: Jonas 3.1-10

Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno. Jonas 3.2

Deus não é um Deus mal, Ele quer que todos se salvem, por isso mandou Jonas ir à Nínive pregar, porque o Senhor não queria destruir aquela nação, (Nínive era uma cidade muito grande e rota de acesso entre dois continentes, muita gente passava por ali), quando os ninivitas ouviram a Palavra do Senhor, eles acreditaram e creram – Jonas era profeta me Israel que naquela época era reinado por Jeroboão II, que fez o que era mau aos olhos do Senhor [2 Reis 14.23-29] e Israel não ouviu a Palavra do Senhor e não se converteu.
E os homens de Nínive creram em Deus e proclamaram um jejum, vestiram-se de saco, desde o Mario deles até o menor. Jonas 3.5 – Aquele povo creu, se arrependeram e fizeram jejum para se purificarem diante de Deus. Até o rei de Nínive creu no Deus Vivo, “a notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas. Jonas 3.6”, o rei também decretou que toda a nação ouvisse a Palavra de Deus e todos juntos jejuassem e clamassem para assim, tentarem alcançar graça diante de Deus e serem salvos da destruição – Jonas 3.7-10.
O Senhor viu o coração deles, corações quebrantados e arrependidos, pedindo perdão pelos pecados e erros e abominações que cometiam. Deus ouviu o clamor deles e aceitou o arrependimento deles, Deus então desistiu de destruir aquela cidade, porque aquele povo aceitou a salvação.
É assim hoje, Deus não faz o mal, mas Ele permite que enfrentemos as consequências de nossas atitudes, e muitas vezes essas consequências são ruins e acarretam em coisas ruins para nossa vida. Por isso devemos sempre estarmos voltados para Deus, pedir perdão por nossos erros e pedir orientação sabedoria para agirmos conforme a vontade do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas