#Dia17 - Provérbios 17 - Projeto Provérbios




Provérbios 17.

Melhor é um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de festins, com rixas.” Provérbios 17.1

Muitas vezes preferimos estar em uma casa cheia e com festa, comemoração e alegria, mas nem sempre que há uma festa e comemoração em uma casa significa que esta está realmente alegre! Quantas vezes nas “festas de família”, nós não nos reunimos com alguns familiares e ficamos, “olha a falsidade daquela”, “aquele ali aprontou todas com os pais e agora está todo sorridente e dizendo que ama o pai e a mãe, mas quando precisam, nem liga para eles”. Muitas vezes fazemos isso, não é verdade? Infelizmente sim!
A Palavra de Deus nos diz que é melhor estar em uma casa que tem pouco, mas tem tranquilidade e alegria genuína do que estar em uma casa cheia de pessoas e fartura e também no meio de rixas, brigas, intrigas, contendas, e tantas coisas que fazem mal. Sabe aquele ditado que diz: “os verdadeiros amigos aparecem no momento da necessidade”? Ou seja, quando você realmente precisa de alguém é que você sabe quem é seu amigo?
Assim também é a casa que tem pouco a oferecer, que não tem luxo ou fartura, pois ali somente estão e frequentam quem tem prazer de estar com aquelas pessoas. Precisamos aprender a valorizar o que realmente merece valor, as pessoas ao nosso redor, e não o luxo, dinheiro, riquezas, não que isso não seja bom, afinal todos queremos uma vida confortável, porém, de que adianta uma vida de riquezas quando não sem tem paz? Todos nós precisamos aprender a valorizar o que realmente merece ser valorizado, nossa família e pessoas!

Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são seus pais.” Provérbios 17.6
Precisamos valorizar nossos pais, afinal eles sempre lutaram para nos dar uma vida melhor do que eles tiveram. Meus pais sempre me ensinaram a lutar pelo que eu quero, mas acima de tudo me ensinaram a andar nos caminhos do Senhor, e pedir orientação a Deus para fazer tudo o que eu desejo.
Muitas vezes vejo filhos desprezando os pais e depois quando eles morrem, esses “filhos”, ficam chorando, se derramando em lágrimas dizendo que amava os pais. Precisamos valorizar as pessoas enquanto elas podem ver e sentir que são valorizadas, não só com os pais, com cônjuges, amigos, mas principalmente pai e mãe. Dizer eu te amo é a coisa mais fácil que existe, mas provar que realmente ama aquela pessoa é algo extremamente difícil. Você abriria mão dos seus sonhos por alguém? Os pais abrem mão dos sonhos pelos filhos. Os pais se sacrificam pelos filhos, passam fome, sede, necessidade, mas sempre colocam os filhos antes deles. Deus entregou seu único Filho, Jesus, para morrer por nós, para nos salvar. Você sacrificaria a si mesmo para salvar alguém? Deus é Pai, e nos ama como filhos, Ele sacrificou Seu bem mais precioso, Seu único Filho por nós, porque nos ama. E Jesus nos deu o exemplo de que precisamos respeitar nossos pais.
Também Deus nos dá promessas de vida, e o primeiro mandamento com promessa é: “honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Êxodo 20.12.

Precisamos honrar nossos pais, pois eles são a nossa glória, e precisamos ensinar o caminho correto, o caráter, a honra, o respeito, o amor para os nossos filhos, pois os netos são a coroa de nossos pais, porque nós temos que passar os ensinamentos que recebemos aos nossos filhos. Lembre-se amar é respeitar e acima de tudo, é mostrar e provar que o amor é mais do que palavras, é atitude!

Comentários

Postagens mais visitadas