Hebreus 3 – Não endureçais o coração

 


Hebreus 3 – Não endureçais o coração

 

Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos.” Hebreus 3.7-10.

Hoje, o que mais importa ao mundo (pessoas), são títulos e posições. As pessoas não se importam com os sentimentos, com a honra, com a fidelidade e confiança. Essas qualidades são facilmente traídas e deixadas de lado por dinheiro e poder. Muitas vezes, um pouco de poder – o que nem mesmo pode-se considerar poder, por vezes – faz com que as pessoas traiam umas as outras e se tornem algo que nunca pensaram ser.

A sede de poder, riqueza; a ganância por posições e status, tudo isso têm contaminado tanto o coração da humanidade, que os homens se desviaram de Deus e descuidaram do maior presente que o Senhor nos deu, a salvação em Jesus.

Precisamos prestar atenção aquilo que temos vivido, como temos vivido e o que temos buscado para viver. Muitas coisas são fúteis e desnecessárias, e somente nos trazem tormento, sofrimento, angústia e nos levam para longe do Senhor. E sempre, essas coisas, nos fazem provocar a Deus por serem pecados que contaminam o coração e nos levam a cometermos atos insanos e horrendos contra nós mesmos.

Temos ao longo da história, acontecimentos que nos levam a refletir sobre a vida que temos vivido, e então observamos o alerta que Jesus nos faz nesse texto, “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras”.

A história de Israel é conhecida, e por muitos negada, porém, a própria arqueologia e provas históricas mostram ser verdadeiro tudo o que está escrito na Bíblia.

Israel ao ser escolhido como Povo do Senhor, foi escolhido para ser exemplo para todas as nações. Deus escolheu um povo para nos ensinar como viver na presença d’Ele, e para mostrar que vale a pena seguir Seus ensinamentos e se desviar do pecado; e que sim, é possível viver sem pecar – sempre, pois todos os homens pecaram e estão propensos a pecar e errar.

Israel deveria ser um exemplo para todas as nações, porém, escolheram por vários momentos viverem como as demais nações e até mesmo, em certos momentos, pior do que os gentios que não tinham conhecimento do Senhor.

Moisés, ao ser chamado para libertar o povo da escravidão do Egito, foi fiel a Deus, ouvindo sua voz e atendendo o chamado, se doando plenamente para cumprir o propósito que Deus determinou para sua vida, um líder para o povo, no entanto, o povo, mesmo vivendo os sinais e milagres de Deus, decidiram provocar a Deus. Eles cometeram idolatria, mentiras, prostituição, negaram confiar em Deus, pediram para voltar à escravidão em troca de coisas perecíveis porque queriam saciar um desejo momentâneo e passageiro. Provocaram ao Senhor ao ponto de Deus dizer que eles não entrariam na herança que estava reservada para eles.

O caminhar no deserto por quarenta anos nos traz a memória e reflexão a nossa vida. Um reflexo do temos vivido. Um deserto de tentações e tribulações, com momentos de alegria e outros de muita tristeza e sofrimento, que nos levam, muitas vezes a tentar desistir e voltar para trás, porém, Deus nos diz, marche! Siga adiante!

Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar, mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.” Hebreus 3.5-6

Com isso podemos entender que, Moisés, estava sendo usado para nos ensinar como é o caminhar com Cristo.

Moisés foi o líder espiritual do povo, ele os ensinou a lutar as batalhas físicas, os ensinou a guerrear, uma vez que como escravos antes no Egito, eles não sabiam nada sobre batalhas; Moisés os ensinou a viver como um povo, a serem livres, pois antes, eles somente sabiam viver como escravos, sendo chicoteados, sendo mandados a fazer tarefas e não tinham ideia de como viver livremente; Moisés os ensinou a deixar de pensarem como escravos, esperando ordens para fazerem tudo, e os mostrou como viverem dignamente, como negociarem, como trabalharem com outras coisas além de fazer tijolos e carregar pedras; eles foram capacitados para trabalharem com joias, madeira, tecidos, a serem soldados, a serem líderes de suas casas e tribos, e principalmente a servirem a Deus.

A Lei dada por Deus, foi necessária porque eles não sabiam o que era ser povo; um povo livre. E para não se perderem a Lei foi dada para que eles aprendessem a viver como uma sociedade. Ajudando uns aos outros, evitando contentas; eles precisavam aprender a ser seres humanos, uma vez que a longa escravidão (quatrocentos anos) roubou esse conhecimento deles. Moisés testemunhava o que se havia de anunciar, assim como os demais profetas profetizaram sobre a vinda do Cristo Salvador.

Jesus, ao nascer, cumpre a Lei. Nele, uma vez que a Lei se cumpriu, ela deixa de ser, pois Ele é a própria Lei que nos orienta a viver uma vida plena diante de Deus. Coisas que antes havia na Lei para ensinar o povo a viver em sociedade, e que ao longo do tempo os homens tornaram um fardo pesado, se encerra em Cristo e com isso, não precisamos mais viver sob a Lei, mas viver na Lei de Cristo; Seus ensinamentos e ordenanças.

Antes, Moisés ensinou a Lei de Deus para que o povo soubesse o que era de fato ser um povo e sociedade, porém, havia coisas que eram fardos pesados, necessários para que o povo não se desviasse; quando estamos educando um filho, dizemos a ele que se ele cometer algo errado, haverá uma punição para o erro, assim era a Lei que Moisés recebeu de Deus e passou ao povo; assim é hoje também na Lei de Jesus, uma vez que se nega a Jesus, Jesus negará essa pessoa diante do Pai e essa pessoa não entrará na herança, na terra prometida, na morada preparada desde o início do mundo.

Ao olharmos para o velho testamento, precisamos enxergar que os acontecimentos são exatamente o que temos vivido em nossos dias, uma geração que nega a Jesus, que provoca a Deus, que despreza os Ensinamentos do Senhor e que fazem tudo o que o coração contaminado pelo pecado deseja; e o vazio que sentem em seu interior, preenchem com mais abominações pecaminosas em vez de reconhecerem que o que mais necessitam é Jesus, “vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus Vivo.” Hebreus 3.12.

As pessoas hoje têm se apartado do Deus Vivo e Verdadeiro porque estão incrédulas a Jesus. Elas não querem acreditar em Jesus. É uma escolha que fazem. Não quero ouvir, não quero ver e nem entender o que se fala sobre Jesus. Blasfemam, ironizam, cometem heresias contra Jesus, sofrem as consequências dessas atitudes e ainda culpam a Deus por seus sofrimentos. Têm o coração perverso porque deixaram a brecha para o pecado entrar e contaminá-los. “e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.” Gênesis 4.7b.

Caim, foi alertado por Deus para ter cuidado para que o pecado não dominasse o coração dele. Caim, filho de Adão e Eva, ouviu dos pais tudo o que havia acontecido até aquele momento, ouvia a história da expulsão do Éden por causa do pecado, por causa da tentação e por causa de ceder a tentação; ainda assim, ouvindo do próprio Deus o alerta, se deixou ser contaminado pelo pecado e cometeu o primeiro assassinato, e contra seu próprio irmão.

O diabo quer destruir a família, que foi instituída por Deus como algo mais precioso; ele quer destruir o ser humano, criado à imagem e semelhança de Jesus. O diabo não consegue destruir o homem de dentro (coração) para fora, então, ele faz de tudo para destruir o homem de fora para dentro; o inimigo traz a tentação e sofrimento, revolta, e ideias de heresias e blasfema para que o homem cometa em seu corpo e assim, aos poucos, contamine seu coração. A propensão ao mal está no ser humano porque nos descuidamos em proteger nosso coração. A ideia de matar Abel não estava de fato no coração de Caim, até que ele deixou a ira, raiva e rancor dominá-lo em vez de ele afastar esses sentimentos e reconhecer que havia cometido um erro.

Assim somos nós, não queremos reconhecer nossos erros, e hoje, as pregações falsas nos levam a isso; “Deus é amor, Ele te ama e te aceita do jeito que você é!” MENTIRA!

Sim, Deus é amor!

Sim, Deus nos ama!

Porém, Deus não nos aceita do jeito que somos, Jesus nos transforma!

Jesus diz que devemos ir à Ele como estamos, e Ele irá transformar a nossa vida e nosso ser. Ele não nos aceita como somos, pois somos dominados pelo pecado facilmente porque não nos cuidados e deixamos o desejo pecaminoso nos domar.

Para termos a salvação, precisamos reconhecer que somos pecadores e fracos que não temos forças para combater o pecado sozinhos. Precisamos confessar os nossos pecados e nossas falhas. Precisamos pedir perdão por nossos pecados e erros. Precisamos abrir nosso coração para Jesus entrar e nos purificar e nos transformar “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5.17.

Ou seja, Jesus não te aceita como você é, Ele te ama sabendo que você é pecador e necessita da salvação, Ele te transforma para ser uma nova criatura, não vivendo mais os horrores que o pecado faz na vida do homem. Jesus te chama e diz “venha como está”, mas Ele te transforma para que você não permaneça contaminado, e sim seja uma nova pessoa, agora salva e purificada do pecado.

Deus tirou o povo da escravidão do Egito como estavam, deu a eles a Lei para que fossem um novo povo – antes eram conhecidos como hebreus, povo escravo; agora após a saída do Egito, seriam conhecidos como Israel, o povo de Deus.

Assim somos nós hoje, antes de Cristo, somos conhecidos como nada, algo desprezível e sem valor, escravos do pecado, ao aceitarmos a salvação em Jesus, reconhecer nossos pecados, pedirmos perdão e abrir o coração para Jesus, recebemos os Ensinamentos de Jesus, somos transformados em novas criatura, e passamos a ser conhecidos como “Mas vós sois geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das travas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2.9.

Por isso Jesus não nos aceita como somos; Ele nos chama como estamos e nos transforma!

Não endureça o coração, deixe Jesus te transformar!

 








Comentários

Postagens mais visitadas