Hebreus 1 – O Pai fala diretamente conosco

 


Hebreus 1 – O Pai fala diretamente conosco

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.” Hebreus 1.1-2.

Deus sempre olhou para a humanidade com amor, Ele nunca deixou de nos amar, embora tenha se arrependido de fazer o homem quando este deixou a maldade e malignidade consumir seu coração e perverter sua essência. (Gênesis 6.5-6), ainda assim, o amor de Deus é tão grande, que Ele olhou com atenção e viu que há pessoas com o coração disposto a ser transformado e salvo.

Quando o pecado entrou no mundo, perverteu e contaminou toda a criação, a terra, natureza, animais, gemem com o peso e trevas do pecado que consome o homem e o faz se corromper mais a cada dia que passa. Temos visto tantas coisas malignas acontecendo; ideologias malignas crescem a cada dia e levam a humanidade para longe de Deus; ideologias que estão adentrando as igrejas e pervertendo os cristãos, levando-os a negarem a pureza e amor de Deus, fazendo-os apoiarem o maligno e desprezarem a Cristo.

Deus Pai nos olha com amor, mas também com ira, por nossa cegueira humana e desejada, pois muitos não querem abrir os olhos, simplesmente continuam a viver essas ideologias como se não houvesse de fato um Deus Justo que irá nos julgar por nossas ações.

Somo livres para escolhermos qual caminho seguiremos, mas, se escolhemos viver longe e desprezar a Jesus, o Salvador, então, não podemos desejar viver no Reino do Pai, já que estamos desprezando e negando o Filho.

Deus falava à humanidade através de profetas, por que Ele não falava diretamente aos homens? Porque eles estavam pervertidos, assim como temos visto em nossos dias.

Qual a diferença de antes e de agora? Antes, Deus escolhia o homem que tinha o coração mais disposto a ser purificado e através de seus mensageiros – anjos – Ele falava com os profetas. Foi assim com Abraão, Jacó, Moisés, Elias, Eliseu, Natã, Daniel, e tantos outros profetas, que recebiam a Palavra do Senhor e transmitiam ao povo, e o povo rejeitava, assim como hoje temos visto.

Quando Jesus veio ao mundo como homem, Ele viveu como nós vivemos; passou por dores físicas, emocionais, teve fome e sede, sentiu frio e calor, se compadeceu e se irou, mas nunca pecou. Foi tentado e nos mostrou que o amor de Deus supera todas as coisas e tentações, e que o que o mundo oferece é passageiro, raso e perecível.

Jesus, o Filho, sente os mesmos sentimentos que nós, Ele nos entende, compreende, conhece nossas dores e alegrias, por isso, quando oramos, temos a liberdade de contar tudo o que estamos sentindo, pois Cristo conhece todos esses sentimentos. Essa é a nossa liberdade em conversar com o Pai, Jesus transmite ao Pai o que nós sentimos, através de Jesus, nosso Deus Pai entende o que temos vivido, as dores, mágoas, tristezas, alegrias, tudo. Ele fala conosco através do Espírito Santo, que ao aceitarmos e reconhecermos Jesus como Salvador, habita em nós.

O Espírito Santo é como Deus Pai fala conosco hoje; Ele nos dá entendimento na Palavra de Deus; Ele leva nossa oração ao Pai e transmite através de gemidos inexprimíveis o que temos sentido, o Espírito Santo nos guia, aconselha, ensina, orienta, chama a nossa atenção, nos consola e conforta, nos alerta sobre tudo que precisamos para uma vida plena de paz em Jesus e alegria.

Às vezes confundimos o desejo de sentir paz e sentir paz. Como isso acontece?

A paz que muitas vezes buscamos é a mundana, ou a paz que o mundo oferece; essa paz é vazia e falsa. Não existe de fato. Uma falsa ilusão de tranquilidade porque não há problemas nos preocupando, não há alguém nos “perseguindo”, uma paz porque estamos vivendo “tranquilos”, quando na verdade, no fundo, estamos angustiados porque sentimos que falta algo, estamos em alerta e preocupados que a qualquer momento algo ruim pode acontecer e aquela tranquilidade acabar de repente. Isso não é paz, mas é a mentira que o pecado incute na vida das pessoas para atormentá-las.

A paz de Jesus, é aquela que mesmo em meio a tantas preocupações, tormentas, tribulações, tristezas e angústias, sentimos a presença de Cristo em nós nos tranquilizando e nos orientando em como passar por tudo que estamos vivendo, Deus Pai falando conosco através do Filho.

Jesus, quando diz, “tenham bom ânimo, Eu venci o mundo, vós também vencereis”, Ele disse isso porque como homem, Ele conhece as dores e dificuldades que enfrentamos todo momento, Ele conhece o que é passar necessidades e tantas outras coisas que vivemos como humanos que somos, mas, assim como Ele venceu as tentações, nós também podemos vencer, se nos firmarmos em Jesus.

Jesus quando foi tentado, Ele estava ali como homem. Ele sentiu fome, sede, frio e calor; Ele estava sozinho no deserto, longe de todos, não havia ninguém para ajuda-lo; longe de tudo, não havia nada para usar ou suprir a necessidade que Ele tinha. O inimigo tentou a Jesus naquilo que Ele mais desejava naquele momento, comida; fome. Jesus mostrou que Deus é quem nos sustenta e não algo passageiro e perecível. O inimigo usou a Palavra de Deus para tentar a Jesus, e Cristo mostrou que não devemos tentar ou por a prova a Deus, pois Ele como nosso Pai está ciente das nossas necessidades e nos protege e guarda, Ele cuida de nós a cada instante sem que precisemos fazer chantagem sentimental ou colocar a prova o amor de Deus. O inimigo tentou a Jesus com riquezas e poder, tentando perverter o coração, querendo receber adoração em troca de riquezas que acabam, que são roubadas e que não permanecem na vida do homem, Jesus mostrou que as riquezas não tem valor nenhum se Deus não estiver em nossa vida, se curvar diante de coisas e falsos deuses para obter riquezas passageiras, poder passageiro só nos levam a destruição, porque não há paz, não há alegria, somente preocupação e tormenta, medo e pavor da perda e destruição.

Em Jesus temos vida e vida em abundância. Temos paz e alegria. Não precisamos de objetos para adorar, não precisamos de rituais e sacrifícios para sermos ouvidos e atendidos; a única coisa que precisamos é abrir o coração para Jesus, aceita-Lo como Salvador e Senhor, e viver os ensinamentos do Pai, e teremos uma vida de paz, mesmo em meio a tudo o que pode acontecer.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho.

Abra o coração e ouça a voz de Jesus falando!


Comentários

Postagens mais visitadas