Lucas 2 – Todos devem ouvir, aprender e viver a Palavra de Deus

 


E aconteceu que, passados três dias, O acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os”. Lucas 2.46.

Jesus era uma criança quando ficou no templo conversando com os doutores da lei, a Palavra nos diz que Ele tinha doze anos quando isso aconteceu, o que nos mostra que as crianças devem ouvir a Palavra de Deus, fazer perguntas sobre as Escrituras e aprender.

Infelizmente o que mais temos visto hoje são crianças que não sabem e não conhecem a Palavra de Deus. Nos “cultos” infantis elas somente cantam, desenham, pintam, mas não aprendem de fato a Palavra de Deus.

O que seria aprender de fato? É interrogar sobre o que ouve.

Hoje são contadas as histórias para as crianças, porém, elas não estão de fato aprendendo e conhecendo o Senhor. Muitas crianças ao chegarem às igrejas, ficam somente usando o celular, com fones de ouvido, jogando, vendo vídeo, assistindo reels, até o momento do “culto infantil”, e lá, somente cantam, ouvem uma história, desenham e pintam, mas aprender a Palavra de Deus, isso não tem acontecido.

Se você perguntar a uma criança o que ela ouviu no culto, grande parte delas irão falar sobre o desenho que fez e pintou, mas sobre a história, pode-se até falar qual história ouviu, mas não sabe qual lição aprendeu com aquela história.

Estamos tirando o direito das crianças de conhecer o Senhor!

A criança aprende tudo o que se ensina, portanto, se você explicar um texto e o que aquela história ensina para a nossa vida, ela irá aprender.

Se uma criança que não sabe ler e nem escrever, aprende a mexer no celular para colocar a música e vídeo que sempre assiste no Youtube, ela aprende e entende se você explicar e ensinar sobre os texto bíblicos. A criança aprende ao ouvir e ver, e temos impedido que elas aprendam ao permitirmos e muitas vezes incentivarmos que elas se distraiam com outras coisas durante o culto em vez de deixa-las aprenderem com a Palavra de Deus.

Essa passagem que mostra Jesus no templo aos doze anos conversando e interrogando doutores da lei, nos mostra como uma criança pode ser capaz de entender, aprender e compreender a Palavra de Deus, a ponto de debater com pessoas mais experientes e aprender ainda mais.

Jesus não estava ali “humilhando” os doutores e nem fazendo-os se sentirem sem entendimento, Ele estava falando sobre a Palavra de Deus, interrogando àqueles homens a respeito do que eles entendiam sobre as Escrituras e aprendendo mais e também ensinando, pois, quando somos interrogados sobre algo, isso nos faz aprender também para que possamos explicar e ensinar.

Jesus, como Filho de Deus, estava falando sobre a Palavra do Pai, mas também, como criança, estava aprendendo sobre as Escrituras.

Precisamos ensinar as crianças e permitir que elas nos interroguem sobre as Escrituras, aprender junto com elas, explicar, ensinar, meditar, conhecer mais a Deus junto com elas e não usar a desculpa, “ela é criança ainda”, por causa dessa desculpa e descuido, as crianças têm sido atacadas pelas ideologias malignas que desejam pervertê-las e desviá-las do caminho do Senhor.

Até quando permitiremos que as crianças sejam corrompidas por causa da nossa negligência e falta de interesse em ensiná-las sobre o Senhor?

Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos, e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, com também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te ordenou”. Deuteronômio 6.4-9 e 17.

Devemos ensinar e viver a Palavra de Deus, e não deixar que as crianças e nós mesmos sermos levados pelo que o mundo ensina, pois o mundo está contaminado pelo pecado e o maligno tem-se aproveitado da nossa negligência e preguiça em aprender e conhecer mais do Senhor, e tem destruído a base da criação de Deus, a família e a vida, que é o dom e presente mais precioso de Deus para nós.

 


Comentários

Postagens mais visitadas