Lucas 1 – Não importa a dificuldade, confiar no Senhor é o que nos dá vida

 


Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1.38

Maria ainda era noiva de José quando recebeu a notícia de que seria mãe do Salvador.

Que notícia maravilhosa e privilégio! Mãe do Salvador da humanidade!

Porém, esquecemos de olhar para tudo que ela enfrentaria a partir daquele momento.

Maria não era casada ainda, era noiva. Ainda não tinha relações com José, como então engravidaria? “respondeu-lhe o anjo: virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso que o há de nascer será chamado santo, Filho de Deus”(Lucas 1.35).

No entanto, ninguém acreditaria nisso. José mesmo duvidou e o anjo precisou aparecer para ele para que José de fato acreditasse que Maria estava grávida do Salvador.

Não levamos em consideração o que Maria sofreu ao descobrir que seria mãe de Jesus.

1.       Ela precisou contar para a família. Como teria sido a reação da família dela?

2.       José, a princípio não acreditou nela e pensou em deixa-la.

3.       Se ela fosse deixada por José e todos soubessem que ela estava grávida, seria tida como adúltera e poderia ser apedrejada.

4.       Ela ficou longe da família por três meses.

5.       José precisou que o anjo lhe aparecesse e confirmasse que Maria estava grávida do Salvador.

6.       Como Maria foi vista por todos ao seu redor ao descobrirem que ela estava grávida e seu tempo de gravidez não condizia com o casamento com José?

7.       O que Maria e José enfrentaram com essa situação?

 

E tantas outras coisas que ocorreram, porém, analisando esses 7 pontos, como podemos comparar o que enfrentamos em nossa vida com o que Maria enfrentou para dar à luz ao Salvador?

 

Deus sabia de todas as dificuldades que Maria enfrentaria para dar à luz a Cristo, uma vez que toda a situação que a cercava poderia leva-la ao apedrejamento.

No entanto, olhando para toda a dificuldade em cumprir o chamado de Deus para sua vida, Maria, foi corajosa e confiou no Senhor. “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. Ela sabia tudo que enfrentaria, desprezo, condenação, julgamentos, perderia amigos, (com certeza perdeu alguns), julgamento da própria família. Poderia ser abandonada e ficar sozinha. Mas, mesmo com tudo que o poderia acontecer, ela não duvidou de Deus em nenhum momento, ela simplesmente confiou. Exerceu a fé em Deus de que tudo Ele cuidaria e que nada aconteceria a ela.

Maria confiou tanto em Deus, que não teve medo, mas guardava tudo em seu coração (Lucas 2.19).

Quantas vezes meditamos nas coisas que acontecem em nossa vida e as guardamos em nosso coração?

 

Deus quando nos chama para Sua obra, não quer que sejamos capacitados, Ele nos capacita!

Claro que devemos nos dedicar a aprender, a nos aperfeiçoarmos em tudo, porém, quem nos dá essa capacidade é o Senhor. Quem nos dá forças para continuar é Deus.

Deus chamou a Bezaleel para fazer toda a obra do tabernáculo, e disse que o havia capacitado em todo o entendimento para trabalhar com madeira e pedras preciosas; Deus capacitou Isaías quando ele se ofereceu para ser enviado a Israel para pregar a Palavra de Deus; Deus capacitou João para pregar e preparar o caminho de Jesus para levar a salvação ao mundo.

Deus nos capacita, mas precisamos estar dispostos a sermos capacitados e servirmos ao Senhor sem nos importarmos com as dificuldades.

Precisamos somente confiar em Deus, e o mais Ele fará!

 

Como está a minha confiança em Deus?

Eu posso dizer a Deus, “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”?

Comentários

Postagens mais visitadas