Sem arrependimento não há salvação


 

Mateus 11. 20-24 – Sem arrependimento não há salvação

 

Então começou Ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? Até o hades descerás, porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti. Mateus 11.20-24”.

 

Sem arrependimento não há salvação!

Jesus morreu na cruz e ressuscitou para nos salvar. Ele enfrentou a morte para nos dar vida. Porém, para que recebamos essa vida, precisamos reconhecer que somos pecadores.

Aqui, Jesus faz um alerta aquelas pessoas que o cercavam em busca de milagres, Ele afirma que cidades que foram destruídas por desafiarem e blasfemarem contra Deus, terão menos rigor no dia do juízo do que aquela que vivenciou os milagres operador pelo próprio Cristo. O que isso nos ensina?

Aquelas pessoas que cercavam Jesus, que o seguiam por onde Ele andava, que vivenciavam os milagres operados, que muitas vezes viveram os milagres, aquelas pessoas, muitas delas estavam atrás de Jesus somente para receber a benção, e não para receber a vida.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. O caminho, que nos leva a salvação, que nos leva de volta ao Pai; a verdade que nos liberta do pecado; a vida que nos livra da morte. Porém, hoje em dia, como naquela época, muitas pessoas não querem andar pelo caminho que leva a salvação e de volta ao Pai, elas querem andar por si mesmas, sozinhas, achando que são autossuficientes. Não querem ouvir e ver a verdade, preferem continuar vivendo no erro, é mais fácil e prazeroso para eles continuarem a viver como sempre viveram, fazendo o que querem, sem pensar nas consequências e culpando alguém quando as consequências aparecem, nunca reconhecendo que estão erradas, mentindo para elas mesma de que tudo o que acontece é porque alguém não gosta delas, é porque Deus não se importa com elas. Não querem a vida eterna, querem a vida terrena, o agora, nesse instante, querem que tudo aconteça na hora que eles pedem (quem nunca espera por isso?), as pessoas querem que Deus responda no momento que eles pedem, elas têm exigido que Deus faça o que elas querem, não aceitam o que Deus faz, não aceitam não como resposta, exigem, determinam que é aquilo que deve acontecer, e somente buscam as coisas para satisfazerem a vontade humana, a vontade carnal, não se preocupam com a vida espiritual.

Hoje, vemos falsos profetas e mestres, que se autointitulam doutores e afins, determinando, exigindo, proclamando, mandando em Deus. Porém, eles pregam um deus falso. Pregam o deus do dinheiro, deus da prosperidade, deus das riquezas, deus da cura, deus da libertação, deus de qualquer coisa, menos o Deus Vivo. Eles não pregam o Deus Pai que ensina, alerta, adverte, que chama a atenção para nossos erros e nos ensina o caminho certo a seguir. Eles têm levado as pessoas a cometerem os mesmos erros de Tiro, Sidom, Sodoma, porém, fazem com que essas pessoas além de cometerem os mesmos erros dessas cidades, também desprezem, ignorem e até persigam aqueles que pregam a verdade, que tentam alertar sobre os erros, que pregam o Deus Vivo. A estes, esses falsos mestres fazem com que as pessoas os enxerguem como rebeldes porque não obedecem ao que eles ordenam, fazem com que as pessoas os enxerguem como aqueles que querem ser mais que os outros, e muitas pessoas, quando percebem o engano que estão sofrendo dos falsos mestres, se revoltam contra Deus e acabam não querendo mais ouvir sobre o Senhor. Pessoas estão sendo levadas a adorar as riquezas e não a Deus, cidades, povos, nações estão se afastando do Senhor mesmo vendo e vivenciando os milagres. Tiro, Sidom, Sodoma, não tiveram profetas para pregar e operar milagres, eles se afastaram de Deus, blasfemaram e foram condenados, exterminados, porém, no dia do juízo, aqueles que enganam o povo e os levam para longe do Senhor, estes sofreram mais do que aqueles que não tiveram quem pregasse.

Não é porque a internet dá acesso a muitas pessoas que não devemos pregar pessoalmente, não é porque na televisão, rádio, mídias sociais e afins se é mostrado programas e mensagens “evangélicas” que não devemos pregar pessoalmente, a salvação não é coletiva, é individual, porém, para que alguém compreenda o caminho, a verdade e a vida que é Cristo, é necessário que alguém ensine, e a melhor forma de ensinar é pessoalmente e não a distância. Deus é um Deus presente, que está ao nosso lado sempre, então, pregar o amor e apresentar esse Deus de amor, é necessário estar presente, ao lado da pessoa, para que ela compreenda quem é Jesus, e conheça o caminho, a verdade e a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas