Jó 4 – O acusador – Inimigo de Deus que nos condena.


Jó 4 – O acusador – Inimigo de Deus que nos condena.

Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes tens fortalecido. Mas agora que se trata de TIM te enfadas; e, tocando-te a ti, te desanimas”. Jó 4.3-5

Muitas vezes passamos por situações adversas, e procuramos um amigo para conversar, desabafar, muitas vezes precisamos de alguém para nos ouvir, simplesmente. Mas, quando somos guiados por Deus, o inimigo usa esses momentos para nos acusar e para nos distanciar do Pai. Aqui, vemos como o amigo de Jó, Elifaz, o repreende, dizendo em outras palavras, que quando as pessoas estavam naquela situação, Jó as fortalecia e animava, mas agora que ele passava por aquele momento, ele queria desanimar, ou seja, acusando Jó de ser hipócrita!
Também podemos ver um pouco da inveja nas palavras de Elifaz, “Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes tens fortalecido”, (Jó 4.3-4). Aqui podemos entender que Jó era procurado por muitos para dar conselhos e orientação. No início do livro, vemos que Jó era um homem de posses, muito rico e respeitado em sua terra, “de modo que este homem era o maior do Oriente”, (Jó 1.3). Ele era procurado para aconselhar, orientar os mais jovens, era um dos grandes na cidade onde morava e por isso, muito respeitado, suas palavras eram ouvidas com atenção e não era contrariado, pois todos viam como ele era abençoado por Deus e como ele era próspero em tudo quanto fazia, não somente em riquezas, mas em amizades, humildade, honra, seus servos o respeitavam porque ele fazia o mesmo, era um homem justo. E como hoje em dia vemos muitas situações, naquele tempo também havia aquelas pessoas que somente se aproximavam para serem “amigos”, porque ele era rico e respeitado por todos. Elifaz, em sua fala e acusação demonstra isso, inveja porque seu amigo tinha uma posição de destaque entre a sociedade. E ainda continua a acusação, “Porventura não está a tua confiança no teu temor de Deus, e a tua esperança na integridade dos teus caminhos? Lembra-te agora disto: qual o inocente que jamais pereceu? E onde foram os retos destruídos?”, Jó 4.6-7. Aqui podemos ver que o inimigo usa Elifaz para provocar Jó. Acusando-o de não ter mais confiança no Senhor, porém, na verdade, o diabo queria, através de Elifaz, fazer com que Jó blasfemasse de Deus. Quantas vezes, quando estamos em certas situações, as pessoas próximas a nós, (e a maioria das vezes, pessoas bem próximas, como familiares e melhores amigos), não questionam a nossa confiança em Deus só por que estamos desabafando sobre o que estamos passando? Sabe, aquela famosa frase, “mas você não confia tanto em Deus? Por que está assim agora? Confia em Deus!”, e ainda debocham de nós. E Elifaz ainda acusa o amigo de ter pecado e merecer o que está sofrendo, “Lembra-te agora disto: qual o inocente que jamais pereceu? E onde foram os retos destruídos?”. Ou seja, ele quis dizer que, se Jó era inocente por que estaria naquela situação? Se ele era justo e reto, por que estaria leproso? (Lepra naquele época, era vista como maldição, um castigo por um pecado/erro gravíssimo).
As acusações não param, assim como hoje, também sofremos muito. O mal do ser humano é se achar melhor que o outro, é pensar que é melhor que seu próximo. “Conforme tenho visto os que lavram iniquidade e semeiam o mal, segam o mesmo”. Jó 4.8. Em outras palavras, “se você faz o mal, você sofrerá por isso!”. Elifaz, afirma que a doença de Jó é devido ao pecado que ele cometeu e que Deus o castigou por ter pecado, “Pelo sopro de Deus perecem, e pela rajada da sua ira são consumidos”. Jó 4.9, ele quis dizer que a ira de Deus se manifestou em lepra em Jó para consumi-lo porque ele pecou contra o Senhor e esse era seu castigo.
Muitas vezes somos condenados por pessoas que não tem temor de Deus, e que não conhecem o Senhor. Sabemos que Deus não condena ninguém, o que acontece são as consequências dos nossos atos, errados ou certos, mas, Deus está ao nosso lado, se quisermos a Sua ajuda, para nos orientar e não nos deixar sozinhos. O Senhor se ira? Sim, muitas vezes Ele se irou contra o povo de Israel devido a constante desobediência, porém, sempre com a promessa de que o povo enfrentaria as consequências das escolhas erradas, mas que se eles se arrependessem, Deus os livraria mais uma vez. Quantas vezes Israel sofreu nas mãos dos inimigos? Quantas vezes Deus os livrou? Muitas. Mas, o povo precisava sofrer para se lembrarem de Deus, ainda hoje é assim, as pessoas somente lembram do Senhor quando estão em uma situação de sofrimento, quando precisam de algo, usam Deus como um amuleto para resolverem seus problemas, mas quando tudo está resolvido, guardam o amuleto esquecido em uma gaveta qualquer, e continuam seguindo suas vidas, até que algo aconteça novamente e aí eles se lembram mais uma vez que Deus existe. Deus não é amuleto, Deus é Deus! Precisamos aprender e entender que buscar o Senhor tem que ser algo de coração, e não porque queremos ganhar alguma coisa, não podemos comprar Deus.
Também precisamos aprender com quem conversar sobre o que estamos passando, não é com qualquer pessoa que podemos nos abrir para contar o que estamos passando e vivendo, nem sempre aquela pessoa é a certa, por vezes ela pode ser usada pelo diabo para nos atingir e provocar, como aconteceu com Elifaz.

Ora, uma palavra se me disse em segredo, e meus ouvidos perceberam um sussurro dela. Entre pensamentos nascidos de visões noturnas, quando cai sobre os homens o sono profundo, sobrevieram-me o espanto e o tremor, que fizeram estremecer todos os meus ossos. Então um espírito passou por diante de mim; arrepiaram-se os cabelos do meu corpo. Parou ele, mas não pude discernir a sua aparência; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, então ouvi uma voz”. Jó 4.12-16.

Espírito mal que não se revela. Quando o anjo de Deus fala aos filhos de Deus, ele se revela. Todas as vezes que um anjo trazia a mensagem do Senhor para Seus filhos, o anjo se revelava. Aqui vemos que Elifaz ouviu um sussurro e não pode ver o espírito, somente um vulto, isso é coisa do inimigo, que não se mostra, somente sussurra coisas ruins e maldosas para nós, nos fazendo ter medo, sobrevieram-me o espanto e o tremor, que fizeram estremecer todos os meus ossos. Então um espírito passou por diante de mim; arrepiaram-se os cabelos do meu corpo. Parou ele, mas não pude discernir a sua aparência; um vulto estava diante dos meus olhos. Espanto, terror, medo, tremores, isso é a presença do mal. Não conseguimos discernir o que está diante de nós, porque é algo maligno, que vem para nos afrontar e destruir. O sussurro que Elifaz ouve é uma provocação contra Deus, querendo colocar o homem contra seu Criador. Muitas vezes acontece isso conosco, sentimos a presença do mal, mas não sabemos discernir o que é. Sentirmos arrepios, calafrios, tremores, não vemos com clareza, tudo que é de Deus é revelado, é claro, pode ser visto, Deus não se oculta. “Mas, não podemos ver Deus”, muitos podem dizer, tudo o que Deus faz é feito na luz, para nossos olhos humanos ver as obras do Criador e como Ele se preocupa e cuida de nós, e as obras do inimigo, são ocultas, sempre nos fazendo sofrer e trazendo o mal para nossas vidas.

Pode o homem mortal ser justo diante de Deus? Por o varão se puro diante do seu Criador? Eis que Deus não confia nos seus servos, e até a seus anjos atribui loucura; quanto mais aos que habitam em casas de lodo, cujo fundamento está no pó, e que são esmagados pela traça! Entre a manhã e a tarde são destruídos; perecem para sempre sem que disso se faça caso. Se dentro deles é arrancada a corda da sua tenda, porventura não morrem, e isso sem atingir a sabedoria?”, Jó 4.17-21.

Aqui vemos a acusação do diabo contra Deus, querendo fazer o homem duvidar do Senhor e se voltar contra o Senhor.
Pode o homem mortal ser justo diante de Deus? Por o varão se puro diante do seu Criador? – A resposta é sim! O ser humano nasce em pecado, devido ao mundo estar em pecado, “o mundo jaz no maligno”, 1 João 5.19. Quando Adão e Eva pecaram, o pecado entrou no mundo e desde então, o mundo está no pecado, os homens já nascem propensos a pecar, é algo que nasce conosco, porém, quando buscamos verdadeiramente conhecer e entender o Senhor, podemos sim sermos justos e puros diante de Deus. O que é ser justo e puro? É praticar a justiça, as coisas corretas, seguir as leis de Deus e dos homens, lembrando que a Bíblia nos diz, o que devemos ser sujeitos às autoridades dos homens, pois vivemos no mundo, porém não pertencemos ao mundo, e se a lei dos homens é contra a Lei de Deus, devemos seguir a Lei de Deus, para não pecarmos, uma vez que os homens estão sujeitos ao pecado pelo mundo estar no maligno (pecado), devemos ter o cuidado de não errar contra o Senhor. Somos falhos? Sim, somos e muito, mas quando nos arrependemos, e buscamos o perdão de Deus de coração, Ele nos perdoa, e nos purifica. Então, sim podemos ser justos e puros diante de Deus.

Eis que Deus não confia nos seus servos, e até a seus anjos atribui loucura; quanto mais aos que habitam em casas de lodo, cujo fundamento está no pó, e que são esmagados pela traça!
Mentira! Deus confia em nós sim, se não confiasse, não teria nos dado a liberdade de escolha, não teria nos dado a vida. E não teria entregado Jesus para nos salvar. Deus não dá loucura aos anjos, os anjos são os mensageiros do Senhor, e Deus confia neles, tanto que sempre os enviava para falar aos seus servos aqui na terra. Deus confiou nos anjos para falarem com Abraão sobre a promessa de um filho e uma nação. Quando enviou anjos a Ló para o tirar de Sodoma. Quando Jacó lutou com um anjo e foi abençoado e recebeu um novo nome. Quando enviou o anjo para falar com Josué. Quando os pais de Sansão receberam a notícia de que teriam um filho e orientação de como criá-lo para que ele fosse juiz em Israel. Enviou anjos para fechar a boca dos leões para que Daniel não fosse morto. Quando enviou Gabriel para avisar Zacarias sobre o filho que teria, e dar o nome de João, que ele prepararia o caminho para o Messias. Quando encarregou Gabriel de anunciar o nascimento de Jesus para Maria e José, e para os pastores. Deus confia sim em Seus servos, em Seus filhos. Deus confiou em nós quando Jesus nos deu a orientação de anunciar o evangelho a toda criatura até os confins da terra. Temos a confiança de Deus em cada manhã que acordamos, em cada vez que respiramos, pois Deus nos ama, e quando amamos alguém, confiamos nessa pessoa.
O inimigo usa artimanhas para nos distanciar de Deus, e precisamos sempre buscar na Palavra de Deus força para resistirmos. Precisamos estar sempre em oração para nos fortalecermos cada vez mais no Senhor, para enfrentarmos as provocações e testemunharmos do amor de Deus por nós. E também, buscar ao Senhor para termos sabedoria para vivermos diante dos homens mostrando que vale a pena viver com Cristo, e pedirmos inteligência e conhecimento ao Senhor para podermos pregar o evangelho. Pois, Deus dá sabedoria a quem pede, pois Seu amor para conosco nos dá tudo o que precisamos e pedimos.
Deus confia em nós, nós precisamos confiar em Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas